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Papel da Ouvidoria
O que é Ouvidoria? É o espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias podendo gerar informações com o objetivo de aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da organização. É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções. Qual a sua finalidade? A ouvidoria tem por propósito buscar soluções para as demandas do seu público, oferecer informações gerenciais e sugestões à organização em que atua, visando o aprimoramento da prestação do serviço e do relacionamento. Ao desempenhar seu papel de porta-voz do público na organização, o Ouvidor atua como importante mecanismo de interação entre a instituição e a sociedade, aliado na defesa dos direitos e na busca de soluções de conflitos. A atuação da Ouvidoria perfaz na defesa da administração, procurando mediar as reivindicações, exercendo influência preventiva e corretiva de problemas interpessoais, de arbitrariedades ou negligências, ou ainda, de abuso de poder. Vantagens da Ouvidoria.
Para seu público:
- Exercício da cidadania.
- Relacionamento democrático com a organização.
- Disposição de canais de fácil acesso para manifestar.
- Contar com a representatividade e direito a voz por meio da atuação da Ouvidoria.
Para o Colégio Padre de Man:
- Relacionamento democrático com seu público.
- Identificar de necessidades.
- Melhor tomada de decisões.
- Melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços.
- Avaliação do grau de satisfação do seu público.
- Credibilidade e fortalecimento da imagem da instituição junto à ao seu público.
Papel da Ouvidoria A ouvidoria atua como facilitadora do processo de comunicação organizacional, na otimização do fluxo de informações e na mediação de conflitos. Com isso é possível identificar diferenciais competitivos e acelerar os processos de mudança organizacional. Não é função da Ouvidoria procurar e apontar defeitos na ação das áreas mas receber as demandas geradas espontaneamente por seus demandantes e, dessa forma, executar um papel de caminho para o aperfeiçoamento por meio do diálogo qualificado, valendo-se da busca de soluções para os problemas existentes. Competências da Ouvidoria Com base em um modelo funcional a
Ouvidoria do Colégio Padre de Man está apta a:
- Atuar, em última instância, na mediação de demandas, depois de esgotadas as possibilidades de resolução pelas áreas.
- Receber e registrar as manifestações do seu público (denúncias, críticas, elogios, reclamações e sugestões), avaliar a procedência e buscar soluções junto aos setores competentes, acompanhando as providências adotadas e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
- Interagir com os setores da instituição para atuar de forma preventiva na solução de conflitos.
- Buscar a satisfação do seu público interno e externo.
- Informar sobre as providências adotadas, em relação à manifestação apresentada, com
agilidade e transparência. - Resguardar o sigilo das informações.
- Analisar as manifestações registradas de forma sistêmica, para identificar oportunidades de
melhoria, e sugerir medidas de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Colégio Padre de
Man. - Apresentar periodicamente relatórios sobre os resultados da atuação da Ouvidoria e os
indicativos de satisfação do público para análise dos gestores e Conselho de Administração da
Mantenedora. - Orientar e educar o público quanto à finalidade da Ouvidoria, seu limite de atuação e as formas
de acesso aos seus serviços. - Assegurar ao público a manifestação de forma direta e desburocratizada.
- Representar o seu público na instituição.
- Organizar e manter o acervo documental atualizado relativo às manifestações, resguardando
o sigilo das informações de natureza reservada. - Zelar pela aplicação dos princípios éticos e pelos objetivos da instituição.
Vinculação da Ouvidoria A Ouvidoria Geral está vinculada diretamente ao Conselho de Administração da
Mantenedora União Brasiliense de Educação e Cultura-UBEC e exerce de forma autônoma as suas funções para atuação imparcial e legitimidade junto aos demais dirigentes da organização.
O que a Ouvidoria não é, não deve e não pode fazer
- Não é o setor responsável pelas informações, tomadas de decisões e/ou respostas remetidas;
- Não tem competência para aplicar sanções.
- Não pode ser furtar em fazer o atendimento independente da natureza.
- Não emite juízo de valores.
- Não é central para receber atendimento sobre assuntos aquém da atuação da Ouvidoria;
- Não atua como instância decisória.
- Não possui poder para mudar atos normativos.
- Não atua com foco no imediatismo, sem avaliar e ponderar a situação como um todo.
- Não realiza apurações de denúncias de irregularidades e infrações (disciplina e processo
administrativo) ou realiza auditorias; - Não desempenha ações de assistencialismo e paternalismo;
- Não atua como central de atendimento ou pedido de informações.
Função do Ouvidor
A função do Ouvidor é, primordialmente, promover a realização dos direitos. Ou seja, o ouvidor deverá atuar como porta-voz do público da instituição, agindo sempre contra a usurpação de direitos ou abuso de poder, contra erros ou omissões, negligências, decisões injustas, tornando a organização mais eficiente e transparente, e, seus agentes, mais responsáveis em suas decisões. O trabalho do Ouvidor depende diretamente das respostas satisfatórias, que são construídas a partir de uma rede de articulações entre instâncias que compõe o Colégio Padre de Man e UBEC. O compromisso do Colégio Padre de Man em fazer a Ouvidoria acontecer vai motivar inicialmente essas instâncias, até que os bons resultados passem a funcionar no sentido de consolidar o serviço prestado pela Ouvidoria.